O serviço de cardiologia do GARRA Hospital Veterinário é feito pelo nosso corpo clinico altamente preparado para o atendimento das doenças do coração. Contamos também com o suporte de exames complementares, realizados aqui mesmo no nosso hospital, como o exame eletrocardiográfico, exame ecodopplercardiográfico, Holter e exames radiográficos, que nos ajudam a diagnosticar as principais enfermidades cardiorrespiratórias dos cães e gatos.
Temos um grande número de pacientes com problemas cardíacos e respiratórios, mas que tem tido uma maior expectativa de vida e, além disso, uma melhor qualidade de vida devido ao acompanhamento clínico.
É recomendado também realizar uma avaliação cardiológica nos animais que irão para cirurgias, para se ter maior segurança e tranquilidade em relação ao procedimento anestésico e cirúrgico.
Cardiologia Veterinária
O coração é um dos primeiros órgãos a se formar durante o desenvolvimento embrionário, mantém o suprimento sanguíneo para todo o organismo e permanece em constante atividade durante toda a vida. A manutenção da função cardíaca normal pode ser relacionada a uma série de fatores como o padrão genético e racial dos animais, o tipo de nutrição recebida, a atividade física que realiza e oesenvolvimento de doenças sistêmicas.
Os cães e gatos no decorrer de suas vidas podem desenvolver diversas doenças cardíacas, principalmente com o avançar da idade. Entre as doenças de cães mais frequentes é possível observar o desenvolvimento de degeneração da valva mitral, cardiomiopatia dilatada e arritmias; havendo uma forte predisposição racial principalmente em cães da raça Boxer, Cocker Spaniel Inglês, Dobermann Pinscher, Schnauzer, Poodle, Pinscher, Lhasa Apso, Shih tzu e York Shire Terrier. Há ainda, em menor frequência, o desenvolvimento de doenças congênitas, que podem demonstrar sinais clínicos logo nos primeiros meses de vida do animal. Os gatos, por sua vez, podem apresentar cardiomiopatia hipertrófica e a cardiomiopatia restritiva, porém em menor frequência.
Os sinais clínicos mais comuns de doenças que acometem o coração incluem tosse, dificuldade respiratória (dispnéia), língua azulada (cianose), cansaço fácil e intolerância ao exercício (percebe-se quando o animal diminui o ritmo ou não consegue fazer o mesmo percurso do passeio que costumava fazer), aumento de volume abdominal (ascite), e desmaios (síncopes). Atualmente o médico veterinário dispõe de exames como radiografia, eletrocardiografia e ecodopplercardiografia para o auxílio diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas.
É importante destacar que animais com doenças cardíacas podem viver bem por muitos anos quando recebem o devido acompanhamento especializado. O GARRA Hospital Veterinário oferece exames complementares para o diagnóstico das diferentes cardiopatias e consulta especializada com o objetivo de fornecer aos seus pacientes uma melhor qualidade de vida.
Exames Complementares
Exame Ecocardiográfico
O exame ecocardiográfico avalia a estrutura e o funcionamento do coração com o uso do ultrassom. Este exame é frequentemente empregado na avaliação de pacientes com sopro cardíaco, síncope, cansaço fácil, portadores de diversas doenças cardíacas como valvopatias, miocardiopatias, anomalias congênitas, entre outras. Este exame nos mostra músculo e valvas cardíacas em movimento e, além disso, por meio do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, podemos identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.
Exame Eletrocardiográfio
O exame eletrocardiográfico é o registro dos fenômenos elétricos do coração. Ele é um exame valioso para o diagnóstico de arritmias e outras condições como, por exemplo, os distúrbios eletrolíticos.
Holter (Exame Eletrocardiográfico contínuo)
Para uma avaliação mais ampla da atividade elétrica do coração, o exame eletrocardiográfico deve ser complementado com o exame eletrocardiográfico contínuo (monitoração Holter). A principal diferença entre as técnicas é que na convencional o exame dura poucos minutos e no Holter a duração é normalmente de 24 horas, o que possibilita o diagnóstico de arritmias não demonstradas no eletrocardiograma. O exame Holter é o método mais adequado para avaliar o ritmo cardíaco, fornecendo informações qualitativas e quantitativas dos complexos anormais, permitindo a observação da atividade elétrica cardíaca com o animal em diferentes atividades (sono, exercício, refeição).
Radiografia Torácica (Saiba mais em Diagnóstico por Imagem )
A radiografia de tórax é o método mais utilizado na avaliação das doenças cardiorrespiratórias. Em cardiopatas a alteração que pode se observar é o aumento das câmaras cardíacas associada ou não a congestão vascular pulmonar. É este exame quem vai diferenciar se o paciente apresenta edema pulmonar cardiogênico, ou outra doença como efusão pleural, pneumonia, bronquite, entre outros.